sábado, 1 de novembro de 2014

Duas pérolas da imprensa

O programa Bem Estar, da TV Globo, abordava o tema coração. E o apresentador Fernando Rocha, que já havia sido repórter de campo de futebol, comentou que estava no jogo em que o zagueiro Serginho, do São Caetano, faleceu, vítima de parada cardiorespiratória. E foi aí que Fernando Rocha cometeu uma grande gafe, ao dizer que em 2014 "comemorava-se" 10 anos da morte do jogador. Comemorar morte, meu caro? Entendemos o lapso. Está perdoado. *** Outro erro da imprensa ocorreu no jogo Coritiba 2 x 0 Botafogo no dia 22 de outubro de 2014 pelo Brasileirão, quando o narrador do Premiére Futebol Clube (PFC) anunciou uma substituição no time paranaense: "Sai Martinuccio, entra Martinuccio", anunciou o narrador, que continuou: "Taí o Martinuccio". É comum se trocar quem entra por quem sai. Mas o mesmo jogador que saiu, entrar, é nova. O Martinuccio realmente entrou. Só não lembro quem saiu.

3 comentários:

  1. Comemorar [do latim "commemorare"] - Verbo transitivo direto.
    1. Trazer à memória; fazer recordar; lembrar:
    "O ano de 1972 comemorou o quarto centenário de Os Lusíadas."
    2. Solenizar, recordando:
    "Com esta festa, comemoramos o centenário do grande poeta."
    3. Por extensão, Festejar, celebrar:
    "Deu uma grande festa para comemorar as bodas de ouro."

    Sendo assim, meu caro, "comemorar" os 10 anos da morte do Serginho nada mais é do que "co-memorar", memorar em conjunto, trazer à memória.

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem, Daniel. Mas comemorar da uma ideia de fato positivo. O ideal seria ele ter utilizado o termo "lembrar. De qualquer maneira, agradeço pela visita e, principalmente, pelo comentário. Espero que tenha gostado do blog. Seja bem-vindo e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Certo, Wesley. Concordo que o termo pode ter dado uma conotação "positiva", mas não está de todo equivocado.
    Valeu. =)

    ResponderExcluir